Para alunos

3 livros que irão te ajudar a escolher sua carreira

CATEGORIA

3 livros que irão te ajudar a escolher sua carreira

CATEGORIA

A leitura é uma excelente estratégia para entender melhor sobre as próprias aptidões

Dentre as muitas fontes de informação disponíveis para ajudar um indivíduo a escolher sua carreira, os livros são uma ótima opção. Naturalmente, é recomendável complementar a sua pesquisa com outras atividades, como networking, orientação profissional e conversas com profissionais da área, para ter uma visão mais abrangente da atuação no cotidiano.

De qualquer forma, a leitura pode ser o pontapé inicial para começar uma jornada de autoconhecimento, refletindo sobre as suas aptidões e preferências, tanto na vida pessoal quanto profissional. Com isso em mente, a Elleve indica três obras:

1- “Descubra seus pontos fortes”, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton

Um guia prático para identificar e aprimorar habilidades e talentos individuais, o livro estimula um importante processo de autoconhecimento – que deve ser o ponto de partida para escolher uma carreira. Os autores introduzem o conceito de “pontos fortes” e apresentam um teste online, para que o leitor identifique os seus. A partir disso, são apresentadas estratégias para aplicar esses recursos em diferentes áreas da vida.

2- “Temperamento e carreira: Desvendando o enigma do sucesso”, de Maria Calegari e Orlando Gemignani

Como o título já indica, os autores afirmam que o temperamento de cada indivíduo influencia na escolha e no desenvolvimento de sua carreira. Assim, apresentam diferentes tipos de temperamento, como extrovertido, introvertido, pensador, entre outros, oferecendo ferramentas para o leitor identificar o seu perfil e usar esse domínio como vantagem na busca do sucesso profissional. Com autoconhecimento, a pessoa pode adaptar o ambiente de trabalho às suas necessidades, construindo uma carreira alinhada com suas características, suas ambições e seus valores.

3- “Comece por você”, de Reid Hoffman e Ben Casnocha

Na obra, os autores defendem a ideia de que o indivíduo deve ser o responsável pelo controle da própria jornada, tanto pessoal quanto profissional. Assim, incentivam os leitores a explorar suas paixões e habilidades únicas, identificar seus objetivos e criar um plano estratégico para alcançá-los. Nesse contexto, por meio de exemplos inspiradores, destacam a importância de investir na construção de um bom networking e de habilidades como disciplina, força de vontade e iniciativa empreendedora.

Já tinha lido alguma das nossas indicações? E agora, vai começar a leitura por qual?

Nos envie o seu currículo