Para alunos

Elleve na Mídia | Confira a matéria no Mundo RH

CATEGORIA

Elleve na Mídia | Confira a matéria no Mundo RH

CATEGORIA

Educação e empregabilidade, panorama atual e interconexões

Camila Miranda, Recursos Humanos da Elleve, apresenta um panorama que retrata como o futuro de ambos os temas está interligado

Com a chegada do Dia da Educação, celebrado em 28 de abril, surgem discussões sobre diversos temas relacionados ao assunto e, um dos mais comuns, se relaciona com a importância da educação para gerar empregabilidade e renda. Se você nunca ouviu falar no termo empregabilidade, trata-se da capacidade dos profissionais de concorrer a uma vaga de emprego e permanecer nela, garantindo um espaço ativo no mercado de trabalho.

 

Um estudo inédito realizado em março de 2022 pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Arymax, desenvolvido pelo Plano CDE, mostra a importância do ensino técnico na inserção do jovem no mercado de trabalho. Cerca de 81,1% dos jovens com formação técnica, na faixa etária de 18 a 27 anos, estão empregados, ante 76,8% daqueles que têm apenas o Ensino Médio. Enquanto 51,4% dos jovens com Ensino Médio estão empregados com carteira, este percentual sobe para 59% entre aqueles com ensino técnico. 

A pesquisa foi feita com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad, do IBGE) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais, do Ministério do Trabalho). Para sua realização, foi aplicado um questionário em 802 empresas dos setores de indústria, comércio e serviços, e entrevistas qualitativas com entidades de RH, associações de cooperativas e gestores de RH de empresas de grande porte.

 

A fim de tratar da relação entre o futuro da educação e a empregabilidade, Camila Miranda, Analista de Recursos Humanos da Elleve, apresenta um panorama que retrata como o futuro de ambos os temas está interligado.

Educação e empregabilidade?

“Educação e empregabilidade são temáticas complementares e devem ser vistas de maneira integrada, já que a educação, sobretudo a profissional, no Brasil é uma das principais apostas para melhoria da competitividade em diversos segmentos no país, além de contribuir diretamente para a inserção e permanência da população no mercado de trabalho e no processo de empregabilidade como um todo. Na medida em que, quando o profissional investe em educação, há uma melhoria em diversos aspectos, como: aumento de renda, maior probabilidade de recolocação profissional, entre outros”, afirma.

Para conferir a matéria completa, clique aqui.

Nos envie o seu currículo