Para alunos

Empregabilidade: as profissões que mais tem gerado oportunidades

As profissões do futuro

CATEGORIA

Empregabilidade: as profissões que mais tem gerado oportunidades

CATEGORIA

As empregabilidade das profissões e segmentos de atuação se moldaram.

Mas não é novidade que o mercado de trabalho vem passando por mudanças importantes nos últimos anos. E com a chegada da Indústria 4.0 e os avanços tecnológicos, profissionais e empresas dos mais diversos segmentos precisaram iniciar um movimento de adaptação à transformação digital – impulsionado, principalmente, pela pandemia.

Pesquisas mostram que até o final de 2023, 10,5 milhões de trabalhadores da indústria brasileira precisarão passar por processos de capacitação. E a previsão é de que as medidas sejam necessárias para os níveis superior, técnico, qualificação profissional e aperfeiçoamento.

Ainda, outro dado interessante é que a necessidade de adaptação serve não apenas para quem já está ativo no mercado de trabalho, mas também para quem está tentando conseguir o primeiro emprego.

E quem está em busca de recolocação profissional tem optado por elevar suas habilidades em cursos profissionalizantes, que dão a oportunidade de inserção mais rápida no mercado de trabalho.

Mas quais profissões continuarão em alta ao longo dos próximos anos? Quais são os melhores cursos para investir?

Se você está pensando em qualificação profissional para aumentar suas chances de entrar ou voltar para o mercado de trabalho, continue lendo este artigo.

Vamos mostrar quais profissões estarão em alta no quesito de empregabilidade nos próximos anos para te ajudar a decidir qual carreira seguir.

8 profissões com taxas de empregabilidade que estarão em alta nos próximos anos

Desenvolvedor de software

O uso da tecnologia disparou com a pandemia, e o que era tendência se tornou realidade. Não é à toa que o Brasil viu a transformação digital avançar cinco anos em poucos meses.

Simplificando e melhorando a vida das pessoas e das empresas, o desenvolvedor de softwares ganhou ainda mais relevância no atual cenário. Afinal, é ele quem programa os sistemas que facilitam e automatizam diversos processos fundamentais para organizações e seus clientes.

É o desenvolvedor também quem cuida da manutenção e da testagem dos softwares utilizados pelos negócios, criando a infraestrutura necessária para empresas de todos os setores manterem suas operações.

Analista de Big Data

A análise de dados se tornou fundamental para empresas de todos os segmentos, especialmente na era em que os dados são considerados o “novo petróleo”.

O analista de Big Data é capaz de descobrir as preferências dos clientes, as tendências do mercado e encontrar soluções para estratégias de negócios que não estão funcionando.

Esse especialista precisa ter pensamento crítico, conhecimento em programação, estatística e até em marketing para transformar as informações coletadas em soluções de impacto para os negócios.

Desenvolvedor de dispositivos wearable

Os dispositivos wearable são aqueles que podem ser usados no dia a dia por profissionais especializados e pessoas com necessidades específicas, como óculos, lentes e relógios inteligentes.

Ao contrário dos aparelhos tradicionais, esses dispositivos contam com tecnologias que ajudam pessoas a simplificar e agilizar tarefas cotidianas.

Em hospitais, por exemplo, pulseiras inteligentes emitem alertas para os médicos quando um paciente apresenta alterações em sua saúde e precisa de atenção. Ainda na área da saúde, dispositivos detectam quando pessoas com epilepsia estão prestes a ter convulsões.

Com tantas possibilidades a serem exploradas, o desenvolvedor de wearables, sem dúvidas, será um dos mais requisitados nos próximos anos.

Desenvolvedor Web

Esse profissional desenvolve sites na internet. Ou seja, é ele quem projeta, cria a estrutura e faz a manutenção das páginas da web.

Como atualmente ter um site é essencial para negócios e projetos que desejam ser conhecidos, respeitados e confiáveis, a procura por esse profissional já é elevada. Mas como você pode imaginar, a pandemia contribuiu para o aumento da demanda.

Apenas entre março e abril de 2020, início da pandemia, houve um aumento de 55% de vagas para esse profissional. Tudo indica que esse número só vai aumentar com o passar dos anos, já que a internet se tornou base fundamental nas estratégias de negócios de todos os setores.

Profissional de Marketing Digital

Milhões de marcas estão presentes na internet por meio de sites, blogs e redes sociais. Mas não basta estar na web para atrair clientes. É preciso criar estratégias eficientes para obter resultados reais, principalmente em um cenário cada vez mais competitivo pela atenção dos consumidores.

Dentro do marketing digital há diversas opções de carreira, seja em criação de conteúdo, gestão de mídias sociais, tráfego, coordenação de influenciadores ou atendimento SAC 2.0.

São áreas que estão demandando cada vez mais profissionais especializados e devem ser consideradas na hora de escolher uma carreira para investir.

Especialista em Experiência do Usuário

A experiência dos usuários em sites, aplicativos e no atendimento de uma empresa deve ser a melhor possível para que os consumidores fiquem satisfeitos com a marca. Afinal, já está provado que experiências ruins reduzem a compra de produtos e serviços.

Nos últimos anos, a experiência do usuário se tornou tão valiosa para as empresas, que agora há departamentos que cuidam exclusivamente do fornecimento de espaços atraentes, intuitivos, úteis e acessíveis para os consumidores.

Pesquisas mostram que 76% dos clientes brasileiros consideram que a experiência com a marca é mais importante agora do que em 2019 e 2020, o que mostra claramente o impacto na empregabilidade dos profissionais dedicados ao assunto.

Profissionais da Saúde

A pandemia deixou mais evidente do que nunca a importância do cuidado da saúde mental e física das pessoas. E isso fez com que os profissionais da saúde se tornassem uma das grandes prioridades do mundo.

A demanda por técnicos em enfermagem, por exemplo, aumentou mais de 700% durante a pandemia. Também houve crescimento de 13% nas matrículas para a formação profissional.

Outra opção em alta na área da saúde é a de técnico em Análises Clínicas, que envolve a operação da rotina de laboratórios e análises de materiais, auxiliando diariamente os médicos em diagnósticos cada vez mais precisos.

Gestor de resíduos

Os consumidores, principalmente os mais jovens, têm grande preocupação com a conservação do meio ambiente. E esse cuidado com a natureza se reflete em seus hábitos, fazendo com que a busca por produtos mais sustentáveis se tornasse fator decisivo de compra.

Esse movimento fez com que cada vez mais empresas se preocupassem com os impactos que causam no meio ambiente, investindo em processos para diminuí-los. Uma das formas mais eficazes para combater o problema tem sido a contratação de gestores de resíduos.

Esse profissional tem como responsabilidade dar destino correto para os resíduos e aumentar a reciclagem na indústria. Com sua atuação, as organizações se tornam capazes de reduzir os impactos no meio ambiente, ajudando o planeta e, consequentemente, melhorando sua reputação na sociedade.

Como você pode ver, há potencial de crescimento profissional em diversas áreas. O importante é entender qual é a sua vocação para fazer a melhor escolha. Você se identificou com alguma das profissões do futuro listadas aqui?

Na Elleve, financiamos o curso que você deseja e oferecemos seguro educacional exclusivo no caso de imprevistos: tudo para te ajudar a dar o próximo passo rumo ao seu sucesso profissional.

Clique aqui e faça uma simulação.

A empregabilidade e as especializações

Ao observar as profissões e segmentos que estão em alta e apresentam uma taxa de empregabilidade que promete se manter nos próximos anos, é possível notar um ponto em comum.

E esse ponto que conecta todos os tópicos levantados, é a especialidade de atuação. Temos visto o mercado procurar profissionais cada vez mais especializados.

Isso porque, o profissional que se especializa em um assunto dentro de uma área de conhecimento, oferece mais confiança de seus conhecimentos

Afinal, é claro que alguém certificado em uma especialização terá maior domínio do que aquele profissional que sabe superficialmente sobre o assunto.

Assim, profissionais especialistas possuem funções mais bem definidas na carreira e garantem mais segurança em seus cargos de trabalho.

 

E esse é o principal motivo para a Elleve investir cursos de especialização, sendo eles técnicos, profissionalizantes ou até mesmo pós-graduações. 

Cursos de curta duração e alto impacto na empregabilidade dos alunos é o caminho para alavancar a carreira de jovens e adultos brasileiros que querem subir de nível ou se recolocar no mercado de trabalho.

Você pode conhecer um pouco mais sobre nossas escolas parceiras aqui no nosso site. E fique à  vontade também para falar com a gente e tirar suas dúvidas. 

A Elleve acredita no seu potencial e está aqui para ajudar você a impulsionar a sua carreira!

 

Nos envie o seu currículo